A Escola Transdisciplinar Aú Capoeira -
Associação Internacional Transdisciplinar Aú Capoeira (ASIETAC) – tem como
principal finalidade a pesquisa, produção e difusão de conhecimento teórico e
prático acerca da capoeira, cultura popular e manifestações da cultura afro
brasileira e afro mundial, a partir do conceito da transdisciplinaridade e
holismo.
A
proposta pedagógica da Escola Transdisciplinar Aú Capoeira se fundamenta no
estudo e prática das diversas vertentes da capoeira (angola, regional,
contemporânea e outras) sem a sobreposição de uma à outra, mas sim na
compreensão do papel de cada uma na história desta arte - capoeira. Neste
sentido, as “verdades” que dividem o mundo da capoeira são compreendidas como
manifestações de uma realidade e estudadas em sua trajetória histórica a partir
do olhar transdisciplinar.
O
desenvolvimento das atividades relativas às vertentes trabalhadas dentro da
escola se dá em núcleos específicos. Todos os núcleos são supervisionados por
mestre Pop, e dirigidos por profissionais identificados e formados para focar o
ensino de uma vertente de capoeira específica, sob o olhar transdisciplinar e
holístico.
As
vertentes a que mestre Pop vem dedicando seu estudo e difusão são as três
vertentes as quais ele teve contato ao longo de sua trajetória, e as quais o
mestre considera como as mais difundidas atualmente neste universo: capoeira
angola na vertente de mestre Pastinha; capoeira angola do meio na vertente de
mestre Aberrê e outros capoeiristas da velha guarda baiana; e vertente de
mestre Bimba, esta última de acordo com a tradição da capoeira contemporânea,
surgida no Rio de Janeiro na década de 60.
O
Núcleo de Capoeira Angola Pastiniana da ASIETAC é dirigido por Paola Vicenzi Franco “Serena Capoeira”, professora de capoeira desta vertente e historiadora. Seu
objetivo é difundir e compartilhar a cultura da capoeira angola da vertente de mestre Pastinha, a partir do olhar transdisciplinar e holístico
adotado pela ASIETAC.
Se aprofundando mais...
A Escola
Transdisciplinar Aú Capoeira
A Escola
Transdisciplinar Aú Capoeira, nos moldes e proposta filosófica e pedagógica a
qual se insere atualmente, tendo a transdisciplinaridade e o holismo como conceitos
norteadores de seu trabalho, teve seu início objetivamente, com o término do
Grupo Aú Capoeira (último grupo de capoeira de Mestre Pop), no ano de 2004. No entanto, pode-se também afirmar que a mesma teve
início já na década de 1970, quando mestre Pop aprende capoeira, em Campo
Grande. Isso porque, enquanto capoeirista, sempre buscou não ficar preso física
e ideologicamente a uma única vertente de capoeira, e vem nestes mais de 38
anos de prática buscando se renovar a cada dia enquanto mestre e aprendiz.
De
fato, no entanto, a proposta de uma escola de capoeira com a finalidade a qual
a mesma apresenta atualmente, se dá em meados de 2007, três anos após o término
do Grupo Aú. É após mestre Pop passar um tempo sem bandeira institucional, e
amadurecendo seus anseios para a sua capoeiragem e aquilo que gostaria de
difundir para o mundo da capoeira, que decide antão criar a Escola Aú Capoeira.
Ao
encerrar com o Grupo Aú Capoeira, alguns de seus antigos alunos buscaram outros
grupos, outros montaram seu próprio trabalho, e outros permaneceram com mestre
Pop mesmo sem bandeira institucional. Atualmente, portanto, a Escola Aú
Capoeira é formada por estes que iniciaram sua trajetória com mestre Pop em
experiências anteriores (e que hoje já colhem frutos com novos instrutores) e
de outros que aderiram à Escola Aú Capoeira, mais recentemente, a partir de
2007.
A transdiciplinaridade
é um conceito oriundo das ciências da educação, que age como o pensamento
científico organizador que transcende as disciplinas e diz respeito àquilo que
está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e
além de qualquer disciplina; enquanto o holismo é uma ciência que, semelhante à
transdisciplinaridade, significa “todo”, “inteiro”, “completo”, e designa um
modo de pensar ou considerar a realidade, segundo a qual nada pode ser
explicado pela mera ordenação ou disposição das partes, mas antes pelas
relações que elas mantém entre si e com o próprio todo.
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